quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Metodos de transmissão de calor

Hoje falaremos sobre os métodos de transmissão de calor que são eles: Irradiação, condução e convecção.

Vamos começar pelo método de irradiação que é quando a transmissão se processa sem continuidade molecular ou seja ela acontece no espaço vazio, entre a fonte de calor e o corpo que a recebe. Por exemplo quando você está próximo a uma fogueira e sente o aumento da temperatura, o calor. Isso é o calor irradiando da fonte (fogueira) até você (o corpo que recebe).

No método de condução a transmissão de calor se faz de molécula pra molécula, através de um movimento vibratório que passa de uma (molécula) para outra. Por exemplo quando você coloca a ponta de um objeto de metal no fogo e segura na outra ponta, a extremidade que está em contato com o fogo irá aquecer e transmitir (conduzir) essa temperatura até a outra extremidade, de molécula para molécula, fazendo com que todo o metal fique com a mesma temperatura e obviamente você não consiga mais segura-lo.

O método de transmissão tipo convecção é o método característico dos gases e líquidos, e consiste na formação de correntes ascendentes e descendentes no seio da massa fluida. É quando as moléculas de um fluido passa a se mover rapidamente e fica menos densa. Por exemplo quando você coloca uma panela de água no fogo, a medida que a temperatura for aumentando a parte (as moléculas) mais quentes irão subir (ascendente) e as mais frias irão descer (descendente), fazendo com que essas partes (frias e quentes) se misturem até atingirem a mesma temperatura. Da mesma forma acontece com os gases.

0 comentários:

Postar um comentário